A primeira coisa que a Bíblia nos diz é que Deus é um criador. “No princípio, Deus criou os céus e a terra”(Gênesis 1: 1).
Deus fala, e as coisas nascem do que não estava lá antes, começando com o próprio universo. A criação é um ato de Deus. Não é nem um acidente, nem um erro, nem o produto de uma divindade inferior, mas a auto-expressão de Deus.
Basta as pessoas simplesmente acreditarem nesta declaração da Bíblia! Deus fez tudo! Muitos, no entanto, não escolhem acreditar nisso. Veja, se aceitarmos que Deus é nosso Criador, isso significa responsabilidade de nossa parte de ser obediente à Sua autoridade, mas isso é algo que o coração natural resiste a fazer, por isso preferem não acreditar.
No princípio criou Deus o céu e a terra.
O verbo hebraico para "criar" ( bara ' ), usado aqui, é uma palavra usada aproximadamente cinquenta vezes ao longo do Antigo Testamento, sempre em correlação com Deus.
Fórmula da criação:
1) anúncio: “Deus disse”,
2) mandamento: “haja”
3) cumprimento: “foi assim”,
4) execução: “luz”,
5) aprovação: “viu… bom”,
6) palavra subsequente: “Deus chamou”,
7) número de dias
Em Gênesis 1, a primeira mensagem do relato da Criação é “Deus”. Nós temos na tradução: “No princípio Deus” (Gn 1:1). Em primeira linha (Gn 1:1) , a palavra “Deus” é colocada no meio do versículo e é sublinhado pelo acento mais forte no hebraico litúrgico, tradicional cantando para enfatizar a importância de Deus. O texto da criação começa, então, com uma ênfase em Deus, o Autor da Criação.
O livro do Gênesis começa, de fato, com duas apresentações diferentes de Deus. O primeiro relato da Criação (Gn 1:1–2:4) apresenta Deus como infinitamente distante dos humanos, o Deus transcendente, Elohim , cujo nome fala da supremacia de Deus. O nome Elohim denota preeminência e força, e o uso da forma plural da palavra Elohim expressa a ideia de majestade e transcendência.
O segundo relato da Criação (Gn 2:4-25) apresenta Deus como bem próximo e pessoal, o Deus imanente YHWH, cujo nome muitos acreditam denota proximidade e relacionamento. O texto da Criação como um todo é, depois, um apelo implícito para adorar a Deus; primeiro, para estar ciente de Deus e poder infinitos, e ao mesmo tempo reconhecer nossa dependência Dele porque Ele nos criou “e não nós mesmos” (Sl. 100:3) . É por isso que muitos dos salmos frequentemente associam adoração com Criação (Salmos 95:1–6; Salmos 139:13, 14 [compare com Apoc. 14:7]).
A cada passo do relato da Criação, Deus avalia Sua obra como tov , "bom." É geralmente entendido que este adjetivo significa que o trabalho da Criação foi bem sucedido e que a observação de Deus de que “foi bom” significa que “funcionou”. A luz iluminava (Gn 1:4) , as plantas estavam dando frutos (Gn 1:12) , e assim por diante. Mas essa palavra se referia a mais do que a eficiência de uma função.
Viu Deus que era bom
A história da criação nos mostra que Deus trouxe o mundo físico à existência a partir do nada. Ele é o único capaz de fazer algo do nada. O relato detalhado da criação encontrado nos dois primeiros capítulos de Gênesis , mas Deus como criador também é um tema em Isaías 40-48. Deus cria cada coisa em ordem deixando a criação do homem para o sexto e último dia da criação era especial porque ele deveria governar o restante da criação (Gênesis 1:28-30) e foi escolhido para ser criado à imagem de Deus (Gênesis 1:26 e 27). Observe que Deus faz menções seis vezes no relato da criação (Gênesis 1) que o que Ele criou era bom.
A palavra hebraica tov também é usada na Gênesis para expressar uma percepção estética, associação de algo belo (Gn 24:16). Também é usado em contraste para o mal (Gn 2:9) , que está associado à morte (Gn 2:17).
A frase “foi bom” significa que a Criação estava trabalhando bem, que era belo e perfeito, e que não havia maldade nele. O mundo “ainda não era” como o nosso mundo, afetado pelo pecado e pela morte, uma ideia afirmada na introdução do segundo relato da Criação (ver Gn 2:5).
Esta descrição da Criação contradiz radicalmente as teorias da evolução, que declaram dogmaticamente que o mundo moldou-se progressivamente através de uma sucessão de acontecimentos acidentais, a partir de uma condição inferior e progredindo para uma superior.
Em contraste, o autor bíblico afirma que Deus intencionalmente e de repente criou o mundo (Gn 1:1) . Não houve nada por acaso ou arriscado sobre qualquer um deles. O mundo não surgiu por si mesmo, mas apenas como resultado da vontade e da Palavra de Deus (Gn 1:3). O verbo bara' , “criar”, traduzido em Gênesis 1 como no princípio Deus “criou” os céus e a terra, ocorre apenas com Deus como seu sujeito, e denota brusquidão: Deus falou, e assim foi .
O texto da Criação nos informa que “tudo” havia sido feito então (Gn 1:31) , e de acordo com o próprio Criador, tudo foi julgado “muito bom” (Gn 1:31). Gênesis 1:1 declara o próprio evento, a Criação
do céu e da terra; e Gênesis 2:1 declara que o evento terminou. E tudo foi concluído, incluindo o sábado, em sete dias
A Criação e o Big Bang
A luz vem de certos criadores de luz (hebraico me'orot). Os especialistas teorizam que eles vieram do "big bang", mas são incapazes de explicar a causa. A Bíblia diz simplesmente: “Deus disse: 'Haja luz'. "No entanto, devemos ser lentos para equiparar 1:3 com o "big bang" porque, esta é uma teoria científica, e todas essas teorias estão sujeitas a revisão ou rejeição por outros estudos científicos.
A relação do logos com Deus e a criação
Esta seção apresenta a identidade da Palavra em quatro esferas, a saber, preexistente fora do tempo (vv1-2), em segundo lugar como agente da criação dentro do tempo (v.3), em terceiro lugar, vida e fonte de vida na terra (v.4 ) e, finalmente, o princípio invencível conquistando as trevas ou as forças do mal (v.5). Portanto, as palavras de abertura desta seção, "No princípio" (1:1) ecoam a frase de abertura do primeiro livro do Pentateuco "No princípio" (Gn 1:1). Ambos significam praticamente a mesma coisa. Em princípio, a frase do Gênesis diz: Beresh î t b r ā Eloh î m et hashamayim we ʼ et h āʼ ā res . . . "No princípio, Deus criou o céu e a terra..." (Gn 1:1). Esta frase revela a situação antes da criação.
Por outro lado, o Novo Testamento diz: En arch ē ē n ho logos, kai ho logos ē n pros ton Theon . . . "No princípio era o Verbo, o Verbo estava com Deus..." Ambos revelam a ideia de antes do tempo ou da eternidade. Há, portanto, uma ligação canônica entre as primeiras palavras do AT e o Evangelho de João. A ideia do v.1 de João "localiza a existência de Jesus na eternidade passada com Deus e prepara o cenário para a elevada cristologia de João, que é incomparável com qualquer um dos outros Evangelhos canônicos". Uma olhada superficial no relato da criação em Gênesis dá a ideia da força/poder real do logos de Deus. O logos/palavra também está na eternidade passada com Deus. Deus fala e as coisas passam a existir (Gn 1:3, 6, 9, 11, 14-15, 20 etc.). Os salmistas por conta própria retratam o logos de Deus de maneira quase personificada (Salmos 33:6; 107:20; 147:15, 18). Profetas como Isaías não são deixados de fora neste retrato do logos como um ser quase personificado (Isaías 55:10-11). A literatura de sabedoria também não é deixada de lado na quase personificação do logos como João fez (Prov. 8) e o judaísmo antigo acabou identificando a sabedoria personificada como a Palavra e a Lei (Craig, 1993:264). João foi além do que outros antes dele estabeleceram e personificou firmemente o logos como alguém que apareceu no tempo e no espaço (João 1:14, 17)
O trabalho criativo de Deus:
Como Deus criou o mundo em 7 dias?
A palavra "dia" (hebraico yom), como é geralmente reconhecida, tem vários significados: (1) o período de luz, em oposição à escuridão ou noite (por exemplo Gn 1:5; João 11:9); (2) o período que compreende dia e noite (por exemplo, Gen2:2), o dia de 24 horas; (3) um período indefinido, como "o dia em que o Senhor fez" (Sl 118:24); (4) um dia ou evento específico, como "o Dia da Expiação" (Levítico 23:27), "o Dia da preparação" (Marcos 15:42); (5) um longo período de tempo, como "o dia da salvação" (2 Cor 6:2, referindo-se a esta idade da graça) ou "como mil anos" (2 Pedro 3:8).
Dia 1 (cria luz) - Dia 4 (cria os luminares)
Dia 2 (forma o céu e o mar) - Dia 5 (cria aves e peixes)
Dia 3 (cria terra e plantas) - Dia 6 (cria animais e humanos).
E a terra era sem forma e vazia; e a escuridão estava no rosto das profundezas. E o Espírito de Deus moveu-se sobre a face das águas. (Gênesis 1: 1–2).
Aqui vemos que três pessoas chamadas da “Divindade” que cooperaram a criação deste nosso mundo. Alguém pode perguntar: "Mas eu pensei que acreditávamos em um só Deus. ”Sim, mas nosso único Deus é representado por três Personalidades;
(1) Deus, o Pai,
(2) Deus, o Filho Jesus,
(3) Deus, o Espírito Santo.
Dia 1 - Deus cria luz e separa-a das trevas, formando o dia e noite (Gênesis 1: 3-5).
A frase que há luz é uma tradução da frase hebraica yehi ˈor , que foi traduzida “fiat lux ”em latim. Uma tradução literal seria um comando, algo como “Luz, existe”. Deus está falando no vazio e a luz que comanda vem a existir.
Dia 2 - ele separa as águas e cria o céu (Gênesis 1: 6-8).
O texto sugere que Deus diz para que algo seja colocado entre as águas: um espaço ou firmamento ou abóbada ou céu ou céu (dependendo da tradução). O termo hebraico é rā'qi'a , que implica algo sólido e de apoio.
Dia 3 - ele separa a terra seca do mar (Gênesis 1: 9-10).
No terceiro dia, a água abaixo do raqia é “reunida em um só lugar” para formar o mar e permitir que a terra seca apareça. Assim, fez a separação das Águas e a Terra Seca.
Segundo a Gênesis , a vegetação é dividida em gramíneas (a comida dos animais), ervas (remédios e alimentos para o homem e às vezes animais) e árvores frutíferas (comida para o homem). Cada um desses termos traduz termos hebraicos específicos para grama ( deshe ' ), as ervas produtoras de sementes ( ' eseb mazria zera ) e as árvores frutíferas ( ets pariy ).
Dia 4 - ele cria o sol, a lua e as estrelas (Gênesis 1: 14-19)
Deus não só é o Criador do nosso mundo, a nossa lua, o nosso sol e planetas em nosso sistema, mas Ele também criou todas as outras estrelas ou sóis.
A criação que Deus no quarto dia foi o sol e a lua para dividir o dia da noite. Criou os luminares. O sol e a lua marcam a diferença entre dia e noite na Terra. As estrelas também foram criadas no quarto dia. A questão é que a Luz do Sol não é a mesma de Gênesis 1 em que Deus disse Haja Luz.
Dia 5 - Deus enche a água e o céu com peixe e pássaros ( Gênesis 1: 20-23)
Se você ler o primeiro capítulo de Gênesis, verá que Deus fez o peixe, aves, mares, etc. Este capítulo explica a origem de todas as formas de vida nesta Terra, Deus criou todos eles.
As traduções da Bíblia usam uma palavra diferente para essas criaturas: baleias, jacarés, monstros marinhos e até dragões. A palavra hebraica é "taninim".
Animais (Gênesis 1: 24-25)
Ao dar às criaturas recém-criadas Sua bênção para multiplicar, é como se Deus passe a eles a capacidade de criar, isto é, Ele lhes dá a capacidade de reproduzir novas criaturas de si mesmas, cada uma em seu próprio tipo.
Assim Deus criou o Universo e a Terra e em seguida...formou o homem.
Obs. Como dissemos acreditamos que este não seja um livro científico, mas respeitamos as diferenças de entendimentos.
Estes versículos nos dizem claramente que Deus falou a Palavra e todas as coisas no universo surgiram.
O ápice da criação - a humanidade para povoar a terra (Gen. 1: 26-31).
Com o criação da humanidade, Deus viu que era "muito bom" (Gênesis 1:31).
Como Deus é nosso Criador, devemos obedecer e confiar nEle. Porque ele sabe como somos feitos e o que o futuro trará. Ele sabe o que é melhor para nós todas as vezes. Podemos confiar em Seu amor e sabedoria.
Criação segundo Gênesis
Gênesis 2: 3 “... Ele havia descansado de toda a Sua obra que Deus criou e fez.”
Criar (bara)
Faça (asah)
Criar é tornar realidade do nada
Heb. 4: 3 "... Suas obras foram concluídas desde a fundação do mundo."
Elementos básicos do universo físico (espaço, massa, tempo) em Gênesis 1: 1
Consciência (alma, sopro da vida) em Gênesis 1:21
Homem na “imagem de Deus” em Gênesis 1:27
Os elementos básicos do universo foram criados a partir do nada no primeiro dia.
O princípio "vida / alma" foi criado no quinto dia para todos os seres vivos, não apenas para os seres marinhos e aéreos.
Versículo 21 refere-se à alma do homem e à vida dos animais.
Criação foi um plano de Deus A Bíblia afirma que Deus planejou com antecedência fazer seres se usarem como modelo.
Deus fez um plano primeiro
Gênesis 1:26 - “Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do ar e sobre o gado, sobre toda a terra e sobre toda coisa rasteira que rasteja sobre a terra. '"
Gênesis 2: 7: “E o SENHOR Deus formou o homem [do] pó da terra, e soprou nas suas narinas o sopro da vida; e o homem se tornou um ser vivo. ”
Este texto descreve claramente a ordem dos eventos na criação do homem: primeiro um modelo foi feito e depois a vida foi dada a ele
Na criação do homem havia planejamento e premeditação - Design, então fabricação
Deus como Criador
Heb. 11: 3: “Pela fé entendemos que os mundos foram moldados pela palavra de Deus, de modo que as coisas que são vistas não foram feitas de coisas que são visíveis”.
Jó 12: 7 "Mas pergunte aos animais, e eles ensinarão você, ou os pássaros do ar, e eles lhe dirão; 8 ou fala à terra, e ela te ensina, ou deixa que os peixes do mar informem. 9 Qual de tudo isso não sabe que a mão do Senhor fez isso? 10 Na sua mão está a vida de toda criatura e o fôlego de toda a humanidade. ”
Rom. 1:20 "Porque desde a criação do mundo...
João 1: 1-3: “ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada foi feito.
Ecl. 12: 1 Lembre-se agora do seu Criador nos dias da sua juventude..
Rom 1:25 que trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a criatura, e não o Criador , que é abençoado para sempre. Amém.
1 Ped. 4:19 Portanto, os que sofrem segundo a vontade de Deus comprometem suas almas [a Ele], fazendo o bem, como a um Criador fiel.
Sal. 119: 73 As tuas mãos me fizeram e me modelaram; Dá-me entendimento, para que eu possa aprender os teus mandamentos.
Seis dias de criação
Energização dos elementos físicos do cosmos
Formação da atmosfera e hidrosfera
Formação da litosfera e biosfera
Formação da astrosfera
Formação da vida na atmosfera e hidrosfera
Formação da vida na litosfera e na biosfera
Descanso
Publicidade
A criação em Gênesis 1: 11 (1), 12 (2), 21 (2), 24 (2), 25 (3)
Dez principais categorias de vida orgânica criadas “segundo seu tipo ”
Reino vegetal - grama, ervas, árvores frutíferas
Reino animal - monstros marinhos, outros animais marinhos, pássaros, bestas, gado, animais rastejantes
Homem "gentil"
Um tipo não pode se transformar em outro tipo
Categorias definidas e distintas
Há variação dentro de um tipo
Esses "tipos" ainda são reconhecidos hoje
Criação no Novo Testamento
Todo escritor do NT se refere aos primeiros capítulos de Gênesis
Jesus Cristo se referiu a cada um dos sete primeiros capítulos de Gênesis
Quase todos os livros do NT têm referências a Gênesis 1-11 , especialmente Gênesis 1-2
Todo capítulo de Gênesis 1-11, exceto o capítulo 8, é mencionado em algum lugar do NT
Todo escritor do NT aceitou esses primeiros capítulos como historicamente precisos
Remoção de Gênesis 1-11
1 Cor. 15: 38-39: “Mas Deus lhe dá um corpo como Ele queria, e para cada uma das sementes um corpo próprio. Toda carne não é a mesma carne, mas há uma carne de homens, outra carne de animais e outra carne de pássaros e outra de peixe. ”
1 Cor. 15:40, corpos celestes e terrestres :
Celestial: Gênesis 1: 14-19
Terrestries: Gênesis 1: 1-5
1 Cor. 15:41 - diferentes glórias do sol , lua , estrelas , ...
João 1: 3 - "Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada foi feito."
Col. 1: 16,17 - “… Todas as coisas foram criadas por meio dele e para ele. E Ele está diante de todas as coisas, e Nele todas as coisas consistem. ”
Efe 3: 9 - “... escondido em Deus, que criou todas as coisas por Jesus Cristo.”
Heb. 1: 1-3 - "... através de quem também Ele fez os mundos."
1 Tim. 2: 13-15 - “Porque Adão foi formado primeiro, depois Eva.”
1 João 3:12 - refere-se a Caim e Abel
Judas 11 - refere-se a Caim
Judas 14 - refere-se a Enoque (7ª geração depois de Adão)
Apo 3:14 "... o começo da criação de Deus"
4:11; 10: 6; 14: 7 - Deus como criador de todas as coisas
Apo. 17 e 18 em comparação com a primeira Babilônia nos Gênesis 10 e 11
Apo 21 e 22 descrevem a criação dos novos céus e nova terra, assim como Gênesis 1 e 2 descrevem a criação do primeiro céu e terra.
João 1: 1-3: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada foi feito.
Heb. 1:10 , “E: 'Tu, Senhor, no princípio puseste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos.'”
1 João 2:13 : “Escrevo-vos, pais, porque conhecestes aquele que é desde o princípio”.
Novo Testamento Referências ao Gen. 1-11
ROM. 5: 12-19, "... através de um homem, o pecado entrou no mundo e a morte ..."
ROM. 8: 18-25 - efeitos de grande maldição na terra
1 Cor. 11: 7-12 - relação entre homem, mulher, criação e Deus
1 Cor. 15: 21-22 - "como em Adão, todos morrem"
1 Cor. 15: 45-46 - “o primeiro homem que Adão se tornou um ser vivo” - referência a Gênesis 2: 7
2 Cor. 11: 3 - "como a serpente enganou Eva"
Publicidade
Referências sobre a Criação no Antigo Testamento
Ex. 31:17 (Moisés) “É um sinal entre Mim e os filhos de Israel para sempre, pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra ...” - criação literal de seis dias
Jos. 24: 2-4 (Josué) “… seus pais, incluindo Terá, pai de Abraão e pai de Naor,…” - aceita o relato de Gênesis 11 dos ancestrais de Abraão
II Reis 19:15 (Ezequias) “Você fez o céu e a terra.” - fala da criação
1 Cron. 1: 1-28 “Adão, Sete, Enoque,…” - repete genealogias de Gênesis 5, 10, 11
Nee. 9: 6 (Neemias) “Você criou o céu,… a terra e tudo sobre ela, os mares e tudo o que neles há…” - refere-se à criação
Mais referências do OT à criação
Jó 9: 5-9; 12:15; 26: 7-13; 31:33; 38: 4-7 (Jó) refere-se à Criação e ao Dilúvio
Sal. 8: 3-8 - Deus dando domínio sobre a terra ao homem
Sal. 33: 6-9 - atos criativos instantâneos de Deus no começo
Sal. 90: 2-3 - criação e queda do homem
Sal. 148: 1-5 - refere-se a atos criativos de Deus
Sal. 29 e 104 - descreva eventos durante e após o grande dilúvio
Prov. 8: 22-31 - refere-se à criação
Isaías , Jeremias , Ezequiel , Miquéias , Zacarias
Mais sobre a criação na Bíblia
Sal. 8: 3-8: “Quando considero os teus céus, a obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ordenaste,…”
Gênesis 2: 1: “Assim foram terminados os céus e a terra, e todo o exército deles”.
Gênesis 1:16 : “Deus fez duas grandes luzes: a luz maior para governar o dia, e a luz menor para governar a noite. [Ele fez] as estrelas também. ”
Gênesis 1:17 : “Deus os pôs no firmamento dos céus, para iluminar a terra”
Deus declarou que sua obra era “boa”, Gênesis 1: 4, 10, 18, 21, 25
Deus declarou que Sua obra era “muito boa” no final do sexto dia, Gênesis 1:31
Todos os animais conscientes eram comedores de plantas, v. 30
Adão e Eva eram comedores de plantadores, v. 29
Gênesis 7: 21-22: “E toda a carne morreu que se moveu sobre a terra; ... "
O mundo que era então ( 2 Pedro 3: 6 )
Águas acima dos firmamentos ( Gn 1: 7 )
Firmamento, magreza estendida, céu ( Gn 1: 8 )
Sistema do rio edênico (Gênesis 2: 10-14 )
Referência ao rompimento das fontes das profundezas ( Gênesis 7:11 )
Nee. 9: 6, “... Tu fizeste o céu, o céu dos céus, com todo o seu exército, ... E tu preservas todos eles. ...
Col. 1: 16,17: “Porque por Ele foram criadas todas as coisas que estão no céu e na terra. Todas as coisas foram criadas através dele e para ele. E Ele está diante de todas as coisas, e Nele todas as coisas consistem. ”
Heb. 1: 2,3 “… pelo seu Filho, a quem designou herdeiro de todas as coisas, por meio de quem também fez os mundos; sendo o brilho de Sua glória e a imagem expressa de Sua pessoa e sustentando todas as coisas pela palavra de Seu poder, quando Ele tinha por Si ... ”
Segunda Lei da Termodinâmica
Ps. 102: 25-27: “Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas você resistirá; Sim, todos envelhecerão como uma roupa; Como uma capa, você os mudará, e eles serão mudados. ”
É. 51: 6: “Levante os olhos para os céus e observe a terra embaixo. Pois os céus desaparecerão como fumaça, a terra envelhecerá como uma roupa ...
1 Pet. 1: 24-25 “” Toda carne é como erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. A grama murcha e sua flor cai, mas a palavra do Senhor dura para sempre. ”
Cristo refere-se à Criação
Mat. 19: 4-5: “Você não leu que Aquele que os criou no princípio os fez homens e mulheres, e disse 'por esta razão um homem deve deixar seu pai e mãe e se unir a sua esposa e os dois se tornarão uma carne. "
Marcos 13:19 - refere-se ao início da criação que Deus criou
Confirmado o Dilúvio e Noé: Mateus 24: 37-39
Criação confirmada de homens e mulheres no começo: Marcos 10: 6
Mat. 24:37 , os dias de Noé como aqueles em que Cristo vem
Mat. 24:39 , o dilúvio levou todos eles
Lucas 17: 26-27 , o dilúvio veio e destruiu todos eles
1 Pet. 3:20; 2 Pet. 2: 4-5; 3: 5-6 , o mundo naquela época foi destruído, ou seja, Dilúvio global
Heb. 11: 7 , ele condenou o mundo
Deus ordenou que a luz existisse por Sua Palavra
Gênesis 1: 3-5: “Então Deus disse: 'Haja luz'; e havia luz. ... "
2 Cor. 4: 6 , “Porque é o Deus que ordenou que a luz brilhasse das trevas, que brilhou em nossos corações para dar a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.”
Heb. 1: 3 , “e sustentando todas as coisas pela palavra de Seu poder,
Heb. 11: 3: “Pela fé entendemos que os mundos foram moldados pela palavra de Deus, de modo que as coisas que são vistas não foram feitas de coisas que são visíveis.
Referências
(1)Morgan, Rebecca J., "Uma Interpretação de Gênesis 1: 1-2: 3 à Luz das Antigas Tradições do Oriente Próximo e da Ciência Moderna" (2013). Honra College Capstone Experiência / Projetos de Tese. Documento 408. http://digitalcommons.wku.edu/stu_hon_theses/408
(2)http://digitalcommons.spu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1015&context=tow_project
(3) http://www.pathlights.com/Bible-Study-Course/02-Began.pdf
https://absg.adventist.org/pdf.php?file=2022:2Q:TE:PDFs:ETQ222_01.pdf